Memória de Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

  • Recordação da vida 

Lembremos santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja. Nascido de família romana cristã, e educado em Roma, Ambrósio tornou-se governador da Ligúria e Emília. Indo a Milão para impedir tumultos entre católicos e arianos na eleição do novo bispo, foi aclamado bispo, pelo povo. Ordenado oito dias depois, a 7 de dezembro de 374, mostrou-se defensor dos pobres e benfeitor de todos os oprimidos. Contestou diante do senado o imperador Teodósio que, em 390, por vingança, ordenou uma carnificina na cidade grega de Tessalônica. Foi verdadeiro apóstolo da caridade: todos podiam recorrer a ele em qualquer necessidade, chegando a vender vasos sagrados para resgatar escravos, afirmando: “Se a Igreja tem ouro, não é para guardá-lo, mas para dá-lo a quem dele necessita”1 Foi também um profundo comentador da Sagrada Escritura. Suas pregações tocaram o coração de pessoas como Agostinho, que foi batizado por Ambrósio. Compôs vários hinos e influenciou a liturgia da Igreja de Milão, até hoje chamada de ambrosiana. Na memória de santo Ambrósio, rezemos por todos os que exervem serviços e ministérios para que tenham sempre na Palavra de Cristo a origem da sua ação.

 

 


Texto patrístico

Das Cartas de Santo Ambrósio, bispo

(Epist. 2,1-2.4-5.7: PL 16 edit. 1845, 847-881)

Recebeste o múnus sacerdotal e, sentado à popa da Igreja, governas a barca em meio às ondas. Segura bem o leme da fé, para que as fortes procelas do mundo não te perturbem. O mar é, na verdade, grande e vasto, mas não temas: ele a tornou firme sobre os mares e sobre as águas a mantém inabalável (Sl 23,2).

Por isso, não é sem razão que, entre tantas agitações do mundo, a Igreja do Senhor, edificada sobre a pedra apostólica, permanece firme e, contra o ímpeto das águas, se apóia sobre inabalável fundamento. É batida pelas ondas, mas não abalada; e embora muitas vezes os elementos deste mundo a sacudam com grande fragor, ela oferece aos navegantes cansados o mais seguro porto de salvação. Ela flutua no mar, mas também corre pelos rios, sobretudo aqueles rios dos quais se diz: Levantaram os rios a sua voz (Sl 92,3). São os rios que brotam do coração daqueles que beberam da água de Cristo e receberam o Espírito de Deus. Quando transbordam de graça espiritual, estes rios levantam a sua voz.

Há também um rio que corre para os seus santos como uma torrente. Existe ainda o ímpeto do rio que alegra a alma tranqüila e pacífica. Quem receber da plenitude deste rio, como João Evangelista, Pedro e Paulo, levanta a sua voz. E do mesmo modo que os apóstolos difundiram até os confins da terra, como num canto harmonioso, a voz da pregação evangélica, assim o que receber da plenitude desse rio começa a anunciar o Evangelho do Senhor Jesus.

Recebe, portanto, da plenitude de Cristo para que tua voz também se manifeste. Apanha a água de Cristo, essa água que louva o Senhor. Apanha de muitos lugares a água que as nuvens dos profetas deixam cair.

Quem apanha a água dos montes ou a retira e bebe das fontes, também começa a orvalhar como as nuvens. Enche, pois, o íntimo do teu espírito com esta água, para que a terra da tua alma seja regada e tenhas a fonte em tua própria casa.

Quem muito lê e compreende, fica repleto; e quem está repleto pode regar os demais; por isso, diz a Escritura: Se as nuvens estiverem carregadas, farão cair a chuva sobre a terra (Eclo 11,3).

As tuas pregações sejam fluentes, puras e claras, de modo que o teu ensinamento moral penetre suavemente nos que te escutam, e o encanto de tuas palavras inspire a confiança ao povo; deste modo ele te seguirá, de boa vontade, para onde o conduzires.

Os teus discursos sejam repletos de inteligência. Por isso, diz Salomão: Os lábios do sábio são as armas da sabedoria (cf. Pr 15,7); e noutra passagem: O pensamento dirija os teus lábios, isto é, os teus sermões brilhem pela sua clareza, e teus discursos e explicações dispensem as opiniões alheias. Que tua palavra seja capaz de se defender por si mesma. Enfim, não saia de tua boca nenhuma palavra inútil e sem sentido.


Oração
Deus nosso Pai,
tu nos deste em Ambrósio 
um exemplo de força apostólica 
e um pastor fiel a seu rebanho; 
suscite ainda na tua Igreja guias santos 
que, com coragem e sabedoria, 
nos conduzam a ti.
Por Cristo, nosso Senhor! Amém.

 



Confira mais Orações