Recordação da vida
Demos graças a Deus por são Cirilo e são Metódio, irmãos de sangue e na fé, patronos da Europa junto com São Bento. Nascidos em Tessalônica, Grécia, no início do século IX, evangelizaram os povos da Panônia e da Morávia. Criaram o alfabeto eslavo e traduziram para esta língua a Sagrada Escritura e os textos da liturgia latina, para abrir aos novos povos os tesouros da Palavra de Deus e dos Sacramentos. Por essa missão apostólica suportaram provações e sofrimentos de toda a sorte. O Papa Adriano II aprovou sua obra, confirmando a língua eslava para a liturgia. Cirilo faleceu em Roma a 14 de fevereiro de 869. Metódio, ordenado bispo de Sírmio, na antiga Iugoslávia, e nomeado delegado do papa junto aos eslavos, faleceu em Veleharad, Tchescolováquia, a 6 de abril de 885.
Rezemos pelas Igrejas do Oriente e peçamos para todos os povos as luzes do Evangelho.
Oração
Ó Deus de todas as nações,
pelos dois irmãos Cirilo e Metódio,
levaste a luz do Evangelho aos povos eslavos.
Dá-nos acolher a tua Palavra no coração
e faze de nós um povo unido
no fiel testemunho do Evangelho.
Por Cristo, nosso Senhor! Amém.
Da Vida eslava de Constantino
(Cap. 18: Denkschriften der kaiserl. Akademie der Wissenschaften, 19, Wien 1970, p. 246)
Fazei crescer a vossa Igreja e a todos reuni na unidade
Constantino Cirilo, fatigado por muitos trabalhos, caiu doente; e quando já havia muitos dias que suportava a enfermidade, teve uma visão de Deus e começou a cantar: “O meu espírito alegrou-se e o meu coração exultou, quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor”.
Depois de ter revestido as vestes de cerimônia, assim permaneceu todo aquele dia, cheio de alegria e dizendo: “A partir de agora, já não sou servo nem do imperador nem de homem algum na terra, mas unicamente do Deus todo-poderoso. Eu não existia, mas agora existo e existirei para sempre. Amém”. No dia seguinte, vestiu o santo hábito monástico e, acrescentando luz à luz, impôs-se o nome de Cirilo. E assim permaneceu durante cinqüenta dias.
Chegada a hora de encontrar repouso e de emigrar para as moradas eternas, erguendo as mãos para Deus, orava com lágrimas:
“Senhor meu Deus, que criastes todos os anjos e os espíritos incorpóreos, estendestes o céu, fixastes a terra e formastes do nada todas as coisas que existem; vós que sempre ouvis aqueles que fazem vossa vontade, vos temem e observam vossos preceitos, atendei a minha oração e conservai na fidelidade o vosso rebanho, a cuja frente me colocastes, apesar de incompetente e indigno servo.
Livrai-o da malícia ímpia e pagã dos que blasfemam contra vós; fazei crescer a vossa Igreja e a todos reuni na unidade. Tornai o povo perfeito, concorde na verdadeira fé e no reto testemunho; inspirai aos seus corações a palavra da vossa doutrina; porque é dom que vem de vós ter-nos escolhido para pregar o Evangelho de vosso Cristo, encorajando-nos a praticar as boas obras e a fazer o que é de vosso agrado. Aqueles que me destes, a vós entrego, porque são vossos; governai-os com vossa mão poderosa e protegei-os à sombra de vossas asas, para que todos louvem e glorifiquem o vosso nome, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém”.
Depois de ter beijado a todos com o ósculo santo, disse: “Bendito seja Deus que não nos entregou como presa aos dentes de nossos invisíveis adversários, mas rompeu suas armadilhas e nos libertou do mal que tramavam contra nós”. E assim adormeceu no Senhor, com quarenta e dois anos de idade.
O Sumo Pontífice ordenou que todos os gregos que estavam em Roma, juntamente com os romanos, se reunissem junto de seu corpo com velas acesas e cantando; e que suas exéquias fossem celebradas do mesmo modo como se celebram as do próprio Papa. E assim foi feito.
Responsório Cf. Sl 88(89),20-22a; Jr 3,15
R. Outrora vós falastes em visões a vossos santos: Do meio deste povo escolhi o meu eleito. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor;
* Com meu óleo consagrado o ungi para ser rei; estará sempre com ele minha mão onipotente.
V. Hei de dar-vos pastores, que sejam segundo o meu coração; sabiamente eles hão de guiar-vos. * Com meu óleo.
Laudes
Ant. Durante toda a sua vida, eles serviram ao Senhor em santidade e justiça.
Oração
Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Vésperas
Ant. Eis aqui os homens santos e amigos do Senhor, gloriosos pelo anúncio do Evangelho da verdade.