Recordação da vida
Festejemos São Marcos, evangelista. Filho de Maria de Jerusalém, em cuja casa Pedro se refugiou libertado da cadeia (Cf. At 12,12). Colaborou com Barnabé, seu primo, na obra apostólica de Paulo (Cl 4,10), junto do qual esteve também no cativeiro de Roma (Fm 24). Discípulo fiel de Pedro, escreveu o segundo evangelho, recolhendo a pregação do apóstolo sobre os ditos e fatos de Jesus. Atribui-se a ele a fundação da Igreja de Alexandria. Celebremos esta festa, unidos especialmente às comunidades cristãs do Egito. Peçamos a Deus abertura de coração e alegria para acolher a boa nova anunciada por São Marcos.
Texto patrístico. Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo (Lib. 1,10,1-3: PG 7,550-554)
A Igreja, espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra, recebeu dos apóstolos e de seus discípulos a fé em um só Deus, Pai todo-poderoso, que criou o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe (cf. At 4,24); em um só Jesus Cristo Filho de Deus, que se fez homem para nossa salvação; e no Espírito Santo, que, pela boca dos profetas, anunciou antecipadamente os desígnios de Deus: a vinda de Jesus Cristo, nosso amado Senhor, o seu nascimento de uma Virgem, a sua paixão e ressurreição de entre os mortos, a ascensão corporal aos céus, a sua futura vinda do céu na glória do Pai. Então ele virá para recapitular o universo inteiro (cf. Ef 1,10) e ressuscitar todos os homens, a fim de que, segundo a vontade do Pai invisível, diante de Cristo Jesus nosso Senhor, Deus, Salvador e Rei, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua o proclame (cf. Fl 2,10-11), e ele julgue todos os homens com justiça.
A Igreja recebeu, como dissemos, e guarda com todo cuidado esta pregação e esta fé; apesar de espalhada pelo mundo inteiro, guarda-a como se morasse em uma só casa. Acredita nela como quem possui uma só alma e um só coração; e a proclama, ensina e transmite, como se tivesse uma só boca. Porque, embora através do mundo haja línguas muito diferentes, a força da Tradição é uma só e a mesma para todos.
As Igrejas fundadas na Germânia, as que se encontram na Ibéria e nas terras celtas, as do Oriente, do Egito e Líbia, ou as do centro do mundo, não crêem nem ensinam de modo diferente. Assim como o sol, criatura de Deus, é um só e o mesmo para todo o universo, igualmente a pregação da verdade brilha em toda parte e ilumina todos os homens que querem chegar ao conhecimento da verdade.
E dos que presidem às Igrejas, nem mesmo o mais eloqüente, dirá coisas diferentes das que afirmamos, pois ninguém está acima do divino Mestre; nem o orador menos hábil enfraquecerá a Tradição. Sendo uma só e mesma a fé, nem aquele que muito diz sobre ela a aumenta, nem aquele que diz menos a diminui.
Deus palavra de vida,
tu ensinaste a tua Igreja
através da fé de Marcos, teu evangelista.
Por sua intercessão, sejamos sempre firmes
sobre a verdade do Evangelho que ele anunciou.
Por Cristo, nosso Senhor! Amém.