Oração a São José
  1. Ó São José, fiel cooperador em nossa Redenção, tende compaixão da pobre humanidade, ainda envolta em tantos erros, vícios e superstições. Fostes dócil instrumento nas mãos do Pai celeste, preparando tudo para o nascimento e a infância de Jesus, a fim de dar aos homens a Vítima, o Sacerdote, o Mestre divino. Ó santo docilíssimo à vontade de Deus, alcançai-nos zelo pelas vocações e a sua formação. Para nós, vos pedimos generosa e constante correspondência ao precioso dom do chamado de Deus.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, modelo de toda virtude, obtende-nos o vosso espírito de vida interior. No silêncio amoroso e ativo, na prática de todas as prescrições religiosas e sociais, na docilidade em tudo à vontade de Deus, alcanças-tes altíssimo grau de santidade e glória celeste. Obtende-nos aumento de fé, esperança e caridade; larga infusão das virtudes cardeais; abundância dos dons do Espírito Santo.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, vos veneramos como modelo dos trabalhadores, o amigo dos pobres, o consolador dos sofredores e emigrantes, o santo da Providência. Representastes na terra a bondade e o cuidado universal do Pai celeste. Fostes carpinteiro em Nazaré e mestre de trabalho do Filho de Deus, que se fez por nós humilde operário. Socorrei, com vossas orações, todos os que se esforçam no trabalho intelectual, moral e material. Obtende para as nações uma legislação conforme o Evangelho, o espírito da caridade cristã, uma ordem em conformidade com a justiça e a paz.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, pai adotivo de Jesus, bendigo ao Senhor pelas vossas íntimas comunicações com ele durante a sua infância e juventude em Belém, no Egito e em Nazaré. Vós o amastes paternalmente e fostes por ele filialmente amado. A vossa fé vos fazia adorar nele o Filho de Deus encarnado, enquanto ele vos obedecia, vos servia e vos escutava. Vivíeis com ele suaves conversações, comunhão de trabalho, penas e alegrias. Obtende-nos a graça de jamais ofender e perder Jesus com o pecado. Rogai por mim, para que eu comungue e me confesse sempre bem; para que eu alcance uma profunda intimidade e um amor terno e forte para com Jesus aqui na terra, para possuí-lo para sempre no céu.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, fiel esposo de Maria, humildemente imploramos que nos alcanceis uma verdadeira devoção à nossa terna Mãe, Mestre e Rainha. Por vontade divina, a vossa missão foi associada à de Maria. Partilhastes com Maria, sofrimentos e alegrias; com ela, buscastes viver uma vida de virtudes, de trabalho e de merecimentos; união de mente e de coração. Ó São José, rogai pelos pais e mães de família. Alcançai-nos a graça de conhecer a Santíssima Virgem Maria, de imitá-la, amá-la e invocá-la sempre. Atraí todos ao seu materno coração.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, protetor dos agonizantes, vos suplicamos por todos os moribundos e que assistais também a nós na hora de nossa morte. Pela vossa vida santa merecestes uma morte feliz e tivestes, nas últimas horas, a inefável consolação da presença de Jesus e Maria. Livrai-nos da morte improvisa; dai-nos a graça de vos imitarmos em vida, desapegarmos o coração de toda coisa mundana e de enriquecer-nos dos tesouros que permanecem até o fim dos nossos dias. Fazei que possamos então receber bem os sacramentos dos enfermos e, com Maria, inspirai-nos vivos sentimentos de fé, esperança e caridade e sincero arrependimento dos nossos pecados, a fim de que expiremos na paz do Senhor.

São José, rogai por nós.

  1. Ó São José, protetor da Igreja universal, volvei benigno os olhos para o papa, o episcopado, o clero, os religiosos e os cristãos: rogai pela santificação de todos. A Igreja é fruto do sangue de Jesus, vosso Filho adotivo. Nós vos confiamos as nossas súplicas pela extensão, liberdade e santidade da Igreja. Defendei-a dos erros e do mal, assim como salvastes outrora, das mãos de Herodes, a vida ameaçada de Jesus. Que se realize o grande desejo de Jesus: “Um só rebanho e um só Pastor”!

São José, rogai por nós.



Confira mais Orações